EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3224
Tipo: Artigo
Título: O PAPEL DOS FAMILIARES NA REABILITAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA DE SUJEITOS AFÁSICOS
Autor(es): CARDOSO, Thaís Bragia de Oliveira
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Abstract: A afasia altera a linguagem em todos os seus aspectos e gera sofrimento ao sujeito. A família é entendida como ponto de apoio do sujeito afásico, pois este precisa reconstruir não apenas sua linguagem, mas também integrar-se novamente enquanto sujeito com uso de meios alternativos de significação. OBJETIVO: Investigar qual o conhecimento dos familiares dos afásicos sobre os meios alternativos de significação a fim de estabelecer qual a sua contribuição na reabilitação fonoaudiológica. MÉTODO: O estudo contou com uma amostra de aproximada mente 15 familiares de sujeitos afásicos da cidade de Maringá-Pr. A pesquisa contou com aplicação de questionário. RESULTADOS PARCIAIS: Maior parte dos entrevistados são mulheres, esposas, mães, noras e irmãs; familiar afásico na maioria são do sexo mascul ino, com idade acima de 50 anos; afasia na maioria por AVC com problemas motores; Afasia trouxe varias perdas para afásico; interação entre familiar e afásico é difícil; nem todos os membros da família tentam interagir com afásico, mas informam que não há preconceito; familiares formalmente não sabem o que são meios alternativos de significação, mas utilizam gestos, mostrar objetos e escrita; entrevistados apontam a família como importante para o sujeito afásico, sua interação e melhora.CONCLUSÃO PARCIAL: Ao final vê-se que os familiares não sabem formalmente o que são os meios alternativos de significação por falha na orientação, mas utilizam elementos que na pratica configuram tais meios, porque há uso de gestos, objetos, entre outros. O familiar entrevistado reconhece a importância da família, sabe os problemas que o familiar afásico enfrenta e vê a relevância da interação e seu apoio.
Palavras-chave: Afasia
Meios alternativos de significação
Importância da família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3224
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thais_bragia_de_oliveira_cardoso_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.