EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3223
Tipo: Artigo
Título: INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO
Autor(es): CARDOSO, Thaís Bragia de Oliveira
AVELAR, Fabiana S. Romano
CORRÊA, Heloísa Farias
Abstract: O traumatismo cranioencefálico corresponde a uma das principais causas de morte e seqüela em indivíduos de diferentes idades e sexo. OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo descrever procedimentos terapêuticos nas distintas condutas multiprofissionais, relacionadas a traumatismo cranioencefálico, visando a importância da atuação multiprofissional na área de motricidade orofacial na reabilitação desses pacientes. MÉTODO: O estudo contou com o acesso a um prontuário de um sujeito do sexo feminino de 29 anos de idade acometida por TCE há 12 meses por esse motivo o sujeito faz acompanhamento multiprofissional. RESULTADOS PARCIAIS: A intervenção com diferentes tipos de terapias representou melhora na motricidade orofacial afetada pelo TCE, sendo a Acupuntura e a Fonoaudiológica, recursos usados. CONCLUSÃO: Através da terapia multiprofissional o paciente com lesão por TCE, que prejudique a motricidade orofacial, especialmente na função da fala pode ser trabalhado, melhorando diferentes aspectos, recuperando as funções perdidas, ou com deficiência.
Palavras-chave: Traumatismo cranioencefálico
Motricidade orofacial
Intervenção multiprofissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3223
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thais_bragia_de_oliveira_cardoso_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)213.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.