EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3219
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR GLOBAL NA INFÂNCIA
Autor(es): COSTA, Tamires Teixeira
ARAÚJO, Rhaiany Lazari
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
SANTANA, Larissa
Abstract: Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a influência da tecnologia sobre a motricidade na infância. Metodologia: A amostra foi composta por 35 crianças de ambos os gêneros,entre 07 e 08 anos de idade, inseridas em duas instituições de ensino privado, sendo uma na cidade de Maringá/PR e outra na cidade de Sarandi/PR com prévia autorização dos responsáveis pelas respectivas instituições. Sendo aplicado as crianças um questionário para identificar o tempo diário de utilização das tecnologias (tablets, vídeo games, computadores e celulares) e o tempo diário destinado as brincadeiras sem o uso desses recursos. Os mesmos, foram avaliados pela Bateria Psicomotora de Fonseca que através de escalas de desenvolvimento, permite identificar déficits funcionais psicomotores.A análise dos dados será realizada através do coeficiente de correlação de Pearson, entre as variáveis frequência de utilização dos aparatos tecnológicos da amostra, e o perfil psicomotor da amostra. Resultados: Até o presente momento, observou-se que 100% da amostra faz uso de algum meio de tecnologia, com média de pelo dois períodos do dia, em três vezes na semana.Em relação a prática esportiva, 82,8% da amostra realiza algum tipo de esporte, sendo o mais destacado as artes marciais. Na avaliação da Bateria Psicomotora de Fonseca, observou-se o predomínio do perfil eupráxico. Conclusão: Com os resultados parciais, concluímos que 74,2% das crianças foram consideradas no perfil eupráxico, devido a prática de atividade física estimulada pela escola que frequentam. Embora 22,8% da amostra, apresentam uma dificuldade no controle do movimento em seu perfil psicomotor, sugerimos a hipótese de alguma influência sobre o período de uso dos aparatos tecnológicos e a inatividade física. Após a análise dos resultados serão entregues por meio de foulders orientações à família, sobre os benefícios da atividade física na infância.
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Atividade motora
Criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3219
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamires_teixeira_costa_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)277.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.