EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3218
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA EM PACIENTE COM HITORICO FAMILIAR DE DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA E DOR PRÉ-CORDIAL POR SCORE DE CÁLCIO E ANGIOTOMOGRAFIA DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS
Autor(es): FERNANDES, Inghry D’Bárbara Aparecida
MARTINS, Heber Almicar
LORENCETE, Taísa Valques
Abstract: Doenças cardiovasculares estão relacionadas à principal causa de morte no mundo e um significativo aumento na incidência da Doença Arterial Coronariana (DAC), tornou-se preciso criar e implementar programas e práticas que viriam a contribuir para um diagnóstico precoce e seguro, por meio de técnicas mais eficientes e menos invasivas, na tentativa de melhoria na qualidade de vida dos pacientes portadores de DAC. Com base nas considerações, a presente pesquisa objetiva associar o impacto do histórico familiar positivo para DAC e dor précordial sobre a incidência da DAC e com isso demonstrar a importância da angiotomografia de artérias coronárias e do escore de cálcio no estudo da DAC. Considerando que os procedimentos não são invasivos e excelentes ferramentas na prevenção da aterosclerose, doença relacionada as cardiopatias isquêmicas. O estudo será realizado em um centro de diagnóstico por imagem de Maringá/PR, e como critérios de inclusão serão selecionados pacientes com histórico familiar positivo para DAC e dor pré-cordial submetidos a angiotomografia de artérias coronárias e ao escore de cálcio, e laudos que apresentassem todas as informações e variáveis necessárias para o estudo. E o objetivo principal deste estudo é verificar através dos exames, já mencionados, doenças arteriais coronarianas, debater sobre a necessidade de realização das técnicas de imagem utilizadas e sua eficácia para o diagnostico da DAC e contribuir por meio de diagnósticos com tratamentos mais eficientes. Os dados obtidos serão organizados em Planilha do Microsoft Excel 2010 e analisados posteriormente no Software Estatística 8.0, pelo emprego de análise descritiva, para verificar possíveis associações entre variáveis qualitativas em estudo. O nível de significância estatística utilizado será de 5%. Como resultado, espera-se evidenciar a importância dos métodos de diagnostico por imagem, por não se tratarem de procedimentos invasivos, apresentarem o diagnóstico da DAC obstrutiva e pode ser utilizada na prevenção de doenças obstrutivas, vendo ser possível avaliar lumém e parede de artérias, evitando angiografias invasivas.
Palavras-chave: Angiotomografia
Aterosclerose
Dor pré-cordial
Histórico familiar positivo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3218
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inghry_D_Barbara_Aparecida_Fernandes.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)286.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.