EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3209
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE QUÍMICA E COMPARAÇÃO DO PERFIL DO LEITE HUMANO DE MÃES USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TABACO
Autor(es): BRAGHINI, Fernanda
CAMPAGNOLO, Tainara dos Santos
CARDOSO, Paula de Souza
FERREIRA, Samara Carolina Fernandes
GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: O leite humano possui uma composição nutricional balanceada, na qual inclui todos os nutrientes essenciais. O leite materno é considerado o alimento ideal para o recém-nascido, sendo assim suficiente para suprir todas as suas necessidades nutricionais durante os primeiros seis meses de vida. A composição do leite materno varia nas distintas etapas da lactação, durante o dia, em cada amamentação e ainda entre cada glândula mamária. O conteúdo de gorduras é o que sofre a variação mais acentuada, onde sua concentração aumenta de forma progressiva desde o início até o final de cada amamentação. O estágio da lactação também influi no conteúdo de carboidratos, de proteínas e de minerais. Este estudo discute questões determinantes para o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido (RN), já que o leite materno é a componente chave de toda a estratégia para a nutrição de todas as crianças. Com isso, o conhecimento do seu perfil protéico, lipídico, de carboidratos e de minerais é de suma importância, já que estes preenchem todas as necessidades das crianças, principalmente nos seus primeiros meses de vida, sendo, portanto, imprescindíveis para promover um crescimento e desenvolvimento ótimo no RN. Com a análise detalhada do leite materno, poderemos extrair informações a respeito de sua composição, quanto ao teor de proteínas totais, açúcares totais e minerais e verificar se o mesmo sofre variações quando a mãe faz uso do tabaco durante o período de gestação e também de lactação. Como vários são os fatores que podem influenciar na concentração dos componentes do leite materno, tais como: tipo, quantidade e qualidade do alimento ingerido pela mãe; fatores fisiológicos; horário de retirada do leite; fatores genéticos, bem como concentrações de outros componentes presentes. Portanto, este trabalho de caráter experimental pretende confrontar de forma quantitativa, dados relacionados à composição química do leite materno de mães usuárias de tabaco com mães não usuárias. Visando assim contribuir com as demais pesquisas já realizadas, oferecendo maiores índices de informações para a comunidade científica e população no geral, incentivando a criação de programas informativos específicos que visem a promoção da saúde das mães e dos bebês nessa fase tão importante de suas vidas.
Palavras-chave: Análise química
Drogas Lícitas
Leite materno
Tabaco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3209
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_braghini_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)293.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.