EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3207
Tipo: Artigo
Título: PROCESSAMENTO DE BOLO COM A PLANTA PERESKIA ACULEATA MILL.
Autor(es): OLIVEIRA, Roberta Baltazar de
PAULA, Maria Cristina de
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
MAGRINE, Izabella Cristina Ortega
Abstract: A maioria da população não se faz o uso de frutas e hortaliças em consequência ao preço de tais alimentos, nem sempre é acessível a todos. Porém, na procura de alimentos com fontes alimentares saudáveis e baixo custo, as plantas são recursos de fácil acesso.As folhas de Pereskia aculeata têm sido utilizada pela Pastoral a Criança na produção da multimistura, empregada no tratamento preventivo e curativo da desnutrição infantil em comunidades carentes. Pode ser consumida como refogados e sopas, na forma de farinha preparando tortas, macarrão, biscoitos, pães e bolos de alto teor proteico.Diante do exposto,tem como objetivo elaborar e analisar teor de proteína de bolos com folhas verdes de Pereskia aculeata. A metodologia empregada na determinação do teor de proteína foi realizada segundo o método de Kjedhal.Para a elaboração dos bolos foi utilizada uma formulação padrão (bolo controle), e a partir dessa formulação foram produzidos bolos contendo as concentrações de 50 e 100 gramas de folhas verdes de ora-pro-nóbis. Na análise do teor de proteínas observou-se nas folhas verdes de ora-pro-nóbis um teor de 11,17%. No bolo controle o teor de proteína foi de 2%, enquanto nos bolos contendo ora-pro-nóbis foi encontrado 6,2% na amostra contendo 50 g de folhas e na concentração de 100g de folhas foi encontrado 11,2%. Desta forma, conclui-se que a planta pode ser incluída nas dietas diárias como fonte de proteína na alimentação humana, pois mostra ser um rico alimento proteico.
Palavras-chave: Cactácea
Pereskia aculeata
Proteínas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3207
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roberta_baltazar_de_oliveira_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)195.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.