EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3204
Tipo: Artigo
Título: CONDUTA TERAPÊUTICA FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE MIASTENIA – RESULTADOS PARCIAIS
Autor(es): MARRAFON, Évelyn Carolina
COSTA, Tânia Mara Siqueira da Silva
AVELAR, Fabiana Southier Romano
Abstract: Objetivo: descrever os procedimentos da intervenção fonoaudiológica em motricidade orofacial, em um indivíduo com Miastenia, com queixa disfágica. Métodos: A análise corresponde ao estudo de um prontuário de paciente atendida em uma Clínica escola de Fonoaudiologia do norte do Paraná, no estágio de Motricidade Orofacial no ano de 2015. Paciente A., sexo feminino, 45 anos, que frequenta a clínica escola de fonoaudiologia desde o início do ano de 2015. Resultados: a paciente realizou os exercícios, técnicas e manobras propostas, apresentando dificuldades em exercícios que requer esforço. Conclusão: Foi possível observar que até o momento a paciente não apresentou melhora significativa, visto que durante as semanas que tem passado bem de saúde relatou que não teve dificuldades para deglutir, porém, quando crises da doença se manifesta sua deglutição fica comprometida.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Miastenia
Conduta terapêutica
Disfagia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3204
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evelyn_carolina_marrafon.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)280.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.