EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3203
Tipo: Artigo
Título: AÇÃO EDUCATIVA COM GESTANTES: UMA ATENÇÃO AO PARTO HUMANIZADO
Autor(es): SANTOS, Rebecca Piscitello dos
BARON, Karolina Deschamps
FIALHO, Amanda Costa
CASTRO, Vivian Carla de
Abstract: O objetivo deste trabalho será relatar a experiência de acadêmicas de Medicina em uma ação educativa sobre parto humanizado a gestantes que realizam acompanhamento pré-natal em uma equipe de Estratégia Saúde da Família pertencente a uma Unidade Básica de Saúde de Maringá-PR, bem como elaborar um material educativo contendo orientações sobre o tema abordado para as gestantes. Trata-se de um relato de experiência de uma ação educativa com 20 gestantes a ser realizada nos meses de agosto e setembro de 2015. A abordagem às mulheres está sendo realizada por meio da participação das acadêmicas nos encontros do grupo de gestantes da equipe, além de por contato telefônico para agendamento de visitas domiciliares. Estão sendo utilizados como instrumentos uma dinâmica de grupo, com o objetivo de desmitificar possíveis pré-julgamentos a respeito do parto humanizado, sendo uma das abordagens necessárias durante o pré-natal, e panfletos informativos, elaborado pelas próprias acadêmicas. Espera-se, a partir desta ação educativa, conscientizar as gestantes sobre a importância do acompanhamento pré-natal adequado, sanando possíveis dúvidas, bem como proporcionar aos acadêmicos uma aproximação com a atenção básica de saúde e com o papel educativo inerente aos profissionais da saúde. A divulgação deste trabalho poderá fornecer subsídios para a reprodução e adaptação da metodologia apresentada para outras realidades.
Palavras-chave: Cuidado pré - natal
Educação em saúde
Gravidez
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3203
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rebecca_piscitello_dos_santos_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)275.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.