EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3201
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE DERIVADOS DE TRIGO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA DE CONSUMO DE ALIMENTOS EM MARINGÁ, PR
Autor(es): MUNHOZ, Raquel Riccomini
AQUINO, Magda Pires C. R.
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
PERDIGÃO, Alexandra
Abstract: O trigo é amplamente utilizado na alimentação humana e ocupa o primeiro lugar em volume de produção mundial. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o consumo de derivados de trigo pela população de Maringá, Paraná, e sua correlação com fatores demográficos e estado nutricional. A pesquisa será de natureza quantitativa com coleta de dados transversal. Serão avaliados indivíduos adultos com idade entre 20 a 59 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos serão abordados nos supermercados da cidade de Maringá, Paraná. Serão utilizados dois questionários para coleta de dados, um contendo perguntas sobre o perfil dos indivíduos entrevistados (sexo, idade, cor, escolaridade, renda familiar, peso, estatura e Índice de Massa Corpórea (IMC)) e outro contendo o Questionário de Frequência Alimentar Quantitativo (QFA), que será utilizado para avaliar o consumo de derivados de trigo. As informações de peso e estatura serão utilizados para o cálculo do IMC: peso(kg)/estatura(m)2, para então se detectar o estado nutricional segundo os pontos de corte estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde. As associações entre o consumo de derivados de trigo e fatores demográficos e estado nutricional, serão realizadas através de análise estatística. Espera-se encontrar um percentual de indivíduos com excesso de peso e encontrar associação estatística significativa entre o consumo de derivados de trigo e fatores demográficos e estado nutricional.
Palavras-chave: Antropometria
Estado nutricional
Inquéritos nutricionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3201
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquel_riccomini_munhoz_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)267.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.