EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3200
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO REGISTRO DO RISCO GESTACIONAL NOS CARTÕES DE PRÉ-NATAL
Autor(es): NOVAES, Elisiane Soares
OLIVEIRA, Rosana Rosseto de
MELO, Emiliana Cristina
FERRACIOLI, Patrícia Louise Rodrigues Varela
Abstract: Este estudo teve por objetivo analisar o preenchimento do risco gestacional nos cartões das gestantes residentes em Maringá, Paraná, atendidas pelo Sistema Público de Saúde. Foram analisados os cartões de 611 puérperas, das quais somente 405 tiveram seus cartões preenchidos durante o pré-natal quanto ao risco gestacional, sendo que destas, 322 (79,5%) foram classificadas como Risco Habitual, 61 (15,1%) como Alto Risco, e 22 (5,4%) como Risco Intermediário. As diferenças entre o preenchimento do risco gestacional e a escolaridade materna mostraram-se estatisticamente significativas (p ≤0,04). Evidenciou-se que o Cartão elaborado pelo Programa Rede Mãe Paranaense favorece a avaliação e o preenchimento do risco (p <0,00) quando comparado a outros tipos de cartões de pré-natal. Os resultados evidenciaram que os registros das avaliações do risco gestacional ainda são negligenciados pelos profissionais que realizam o acompanhamento pré-natal. Considerando que esta avaliação deve ser realizada rotineiramente e repetida a cada consulta, os níveis de completude se mostram insatisfatórios.
Palavras-chave: Avaliação de serviços de saúde
Cuidado pré-natal
Saúde materno-infanti
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3200
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elisiane_soares_novaes_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)292.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.