01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/320
Tipo: Artigo
Título: Análise da compatibilização de projetos em um edifício residencial e comercial e o estudo da viabilidade do uso da Metodologia BIM
Autor(es): ISEPON, Thaise Ribeiro
Primeiro Orientador: VIOLIN, Ronan Yuzo Takeda
Abstract: Nos dias atuais tem-se criado cada vez mais tecnologias inovadoras na construção civil, devido à necessidade de construir mais rapidamente, com qualidade, eficiência, menor geração de resíduos e custo. Uma das principais etapas de uma obra é a realização dos projetos (arquitetônico e complementares), que devem ser desempenhados de forma correta, para que não sejam causadores de erros futuros, assim, sua análise deve ser minuciosa e de grande importância. Por meio de uma obra localizada na cidade de Maringá foi possível realizar esta pesquisa fazendo-se uso de check-list nos projetos já finalizados, a fim de demonstrar a compatibilização de projetos como exemplo para visualizar interferências, podendo expor melhor as falhas mais frequentes no momento da união dos projetos. Através de bibliografias foi possível estudar as vantagens da metodologia BIM e analisar o seu uso diante da obra mencionada. O BIM (Biulding information model) possui como uma das suas ferramentas a leitura das incompatibilidades entre projetos, tornando mais ágil para o projetista a realização desta compatibilização, porém, observou-se que mesmo em meio as suas vantagens o uso do BIM torna-se inviável devido às dificuldades de implantação dentro da empresa, seu alto custo inicial e falta de profissionais especializados.
Palavras-chave: Incompatibilidades
Interferências
Plataforma BIM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/320
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaise Ribeiro Isepon.pdfpdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.