EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3199
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E FATORES ASSOCIADOS EM PRATICANTES DE CORRIDA DE RUA
Autor(es): ABIKO, Rafael Hideki
TAMURA, Silvia Harumi
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Abstract: O objetivo do presente estudo é verificar a prevalência de lesões musculoesqueléticas e fatores associados em indivíduos participantes de corrida de rua. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa de caráter transversal do tipo observacional, com amostra de conveniência de 150 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 60 anos. A coleta será realizada na XII Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima -"Pare de Fumar Correndo", na qual todos os participantes da pesquisa assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido e depois responderão ao questionário estruturado submetido a teste de clareza e confiabilidade por três especialistas da área. O instrumento é comporto por três seções compostas por dados antropométricos, dados relacionados ao treinamento e informações sobre a ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Para análise dos dados a idade será agrupada em intervalos de décadas.Os dados serão tratados por meio das estatísticas descritiva (média, desvio padrão, frequência relativa) e inferencial, cujos testes dependerão dos critérios de normalidade dos dados.Espera-se identificar a prevalência de lesões em praticantes de corrida de rua, caracterizar o perfil dos corredores, bem como verificar a associação das lesões musculoesqueléticas com o sobrepeso e o treinamento resistido.
Palavras-chave: Lesões do esporte
Prevenção de acidentes
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3199
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_hideki_abiko_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)266.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.