EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3196
Tipo: Artigo
Título: ACESSO TARDIO PARA CONSULTAS ORTOPE DICAS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚ DE: TIPOS DE DOR E USO DE MEDICAMENTOS
Autor(es): BARROS, Pedro Bregola de
SILVA, Adriano
COELHO, Nelise
AMADEI, Janete Lane
Abstract: Estudo transversal realizado com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos pelo Consorcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (CISAMUSEP) para consulta especializada em ortopedia. Tem como objetivo estimar a prevalência de uso de medicamento e sua associação com fatores sociodemográficos, estilos de vida e escalas de dor. Foi utilizado instrumento em três partes: 1. Dados socioepidemiológicos e demográficos (idade, sexo, peso, grau de escolaridade e renda familiar) e de análise da prescrição de AINEs (medicamentos e sua forma farmacêutica usados, tempo de uso, frequência, local de obtenção); 2. Avaliação de dor validadas -Mcgill Pain Questionnaire (versão português);3. Questionário Nórdico de sintomas osteomusculares. Foram avaliados 86 usuários SUS atendidos pela ortopedia no CISAMUSEP. Como resultado obteve-se 53,5% do sexo feminino e 46,5% do sexo masculino. A maioria, 48,8% tinha entre 30 e 60 anos. O tempo de estudo prevalente foi de 9 a 12 anos de estudo (40,7%). Com rel ação à renda referida e convertida em salários mínimos vigentes em maio/2015, 47,7% percebiam um salário. Na correlação entre o gênero dos entrevistados com as variáveis, ficou evidenciada associação estatística significativa entre gênero e tipo de aquisição de medicamento, tipo de dor, Índice Atual de Dor (IAD), sintomas que acompanham, sono, atividades e ingestão de alimentos. Os usuários não são iguais na maneira de representar seus problemas e suas necessidades.
Palavras-chave: Medicamentos
Sistema único de saúde
Uso racional
Demanda de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3196
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedro_bregola_de_barros_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)285.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.