EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3195
Tipo: Artigo
Título: SUPORTE ODONTOLÓGICO AO PACIENTE ONCOLÓGICO PEDIÁTRICO NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
Autor(es): MÜLLER, Elis
MARTINS, Beatriz Zamboni
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Abstract: Pacientes oncológicos pediátricos apresentam necessidade de tratamento odontológico antes e durante a terapia do câncer, pois tanto a quimioterapia quanto a radioterapia, podem causar alterações nos tecidos sadios da cavidade oral. O objetivo geral deste projeto é identificar lesões e alterações bucais em pacientes pediátricos oncológicos cadastrados na Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Maringá/PR e aplicar métodos de atenção primária e curativa que se fizerem necessários, contribuindo para melhorar a qualidade de vida destes pacientes. A RFCC é uma instituição filantrópica, sem fins econômicos, que atende pessoas (crianças, jovens e adultos) em situação de vulnerabilidade social acometidas pelo Câncer. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste projeto serão visitas domiciliares a pacientes onco-pediátricos, nas quais será feito atendimento primário (prevenção) e exames para averiguar a necessidade de tratamento odontológico. Quando for verificada a necessidade de tratamento curativo, os pacientes serão orientados a comparecer à Clínica do Bebê da UniCesumar. Para averiguar a percepção dos pais/responsáveis e das crianças sobre os benefícios para a melhoria da qualidade de vida que o projeto proporcionou será aplicado ao final do projeto um questionário.Os dados serão analisados qualitativamente. Os resultados esperados ao final deste projeto são: a identificação precoce, a prevenção e o tratamento das lesões e alterações em pacientes onco-pediátricos e contribuição para a promoção da qualidade de vida.
Palavras-chave: Câncer
Lesões
Odontopediatria
Prevenção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3195
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elis_muller.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)266.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.