EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3188
Tipo: Artigo
Título: PROJETO VIVER SUS – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA REALIDADE DO SUS NO MUNICÍPIO DE MELEIRO – SC
Autor(es): SOUZA, Diego Floriano de
SILVA, Swellin Ortolan da
MARCON, Karina
BONFANTI, Mônica Dal Pont
MINETTO, Ariete Inês
FABRIS, Fabiane
Abstract: A presente obra busca problematizar a experiência de acadêmicos, residentes e professores no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma experiência de extensão interdisciplinar, o projeto VER/VIVERSUS. A atividade ocorreu no município de Meleiro–SC, no período compreendido entre os dias 20 a 24 de julho de 2015. A equipe multidisciplinar contou com acadêmicos dos cursos de enfermagem, farmácia, biomedicina, fisioterapia e nutrição; enfermeira e cirurgiã-dentista residentes; docentes dos cursos de fisioterapia e nutrição da UNESC. Teve como objetivo ampliar as competências já desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços da rede pública de saúde, com o intuito de propor mecanismos que permitam formar profissionais para o SUS no próprio sistema, através de imersão direta nas rotinas de um município, onde os participantes estão inseridos na realidade dos diferentes atores do sistema único de saúde brasileiro. Promovendo por meio desta interação, uma educação significativa que, permita aos sujeitos uma correlação entre teoria e prática, diminuindo assim lacunas entre o campo da formação e as exigências e realidades do mercado de trabalho. Ao final da imersão, a equipe realizou uma mesa redonda com os atores envolvidos pela proposta, onde discutimos a importância de uma proposta como o VER/VIVERSUS para a formação acadêmica, é imprescindível que conheçamos o sistema e como ele funciona. Por meio desta atividade foi possível realizarmos a associação entre teoria e prática, reconhecendo as potencialidades e fragilidades do SUS, além de promover a integração entre os diversos cursos da saúde.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Promoção à saúde
Saúde coletiva
SUS
VER/VIVERSUS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3188
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diego_floriano_de_souza_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)333.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.