EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3183
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS EM UMA CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA
Autor(es): PRZYBYSZ, Débora Cristina
FELICIO JUNIOR, Alfeu Lindolfo
FRANZIN, Lucimara Cheles da Silva
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo avaliar prontuários de pacientes da clínica de fonoaudiologia da Faculdade Ingá - Uningá, de 2007 a 2012. Métodos: foi realizada uma análise retrospectiva, com uma amostra de 162 prontuários, de modo em que foi analisada a origem do encaminhamento, motivo e atenção realizada. Os dados foram incluídos em planilha Excel e analisados estatisticamente por meio de tabelas de distribuição de frequências. Resultados: observou-se que na origem dos encaminhamentos 9,87% dos pacientes foram enviados por entidades particulares e 80,86% via SUS. Quanto ao motivo somente 16,04% foram para a prevenção enquanto 83,96% foram para reabilitação, já os tratamentos efetuados foram audiologia 26,54% e fonoterapia 26,54%. Conclusão: estes resultados demonstram a maior parte dos atendimentos realizados nessa clínica escola de fonoaudiologia foram encaminhados via SUS e que a demanda de atendimentos dessa clínica escola foi em sua maioria visando a reabilitação, o que sugere que se faz importante que a comunidade seja orientada a respeito da necessidade de uma avaliação fonoaudiológica precoce, independente da faixa etária, a fim de se promover a saúde e gerar qualidade de vida ao indivíduo. A atenção preventiva é de suma importância para evitar os agravos que as patologias possam causar no indivíduo atendido.
Palavras-chave: Saúde pública
Fonoaudiologia
Saúde preventiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3183
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
debora_cristina_przybysz_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)401.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.