EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3181
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO PRIVADO DE MARINGÁ SOBRE O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM RISCO BIOLÓGICO E PERFUROCORTANTES
Autor(es): CARVALHO, Miriã Fernandes
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
Abstract: Os resíduos de serviços de saúde tem gerado uma preocupação para alguns representantes visto que esse pode trazer alguns problemas de saúde pública e ambiental na contemporaneidade. Assim, ao considerar o profissional de saúde sua visão necessita ser ampla e contextualizada no que diz respeito ao gerenciamento de tais resíduos, o presente estudo objetivou avaliar o conhecimento de acadêmicos da área da saúde de um centro universitário privado de Maringá sobre o gerenciamento dos resíduos com risco biológico e perfurocortantes. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva com abordagem no conhecimento dos estudantes sobre gerenciamento dos resíduos com risco biológico e perfurocortantes, e as etapas que compõe desde sua geração até a destinação final. Para a realização do estudo foi aplicado um questionário composto por 15 questões tendo como opção para as respostas de 2 a 3 alternativas como: sim, não, concordo, discordo e desconheço. A abordagem dos docentes foi realizada em sala de aula nos primeiros 15 minutos, sendo fornecido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e em seguida o questionário. Os dados obtidos foram submetidos ao teste estatístico de Qui Quadrado para estimar a presença de associações entre às variáveis analisadas e descritos na forma de gráficos e tabelas.Diante disto, considerando a importância do conhecimento e atuação do profissional da saúde em relação ao gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, o presente estudo mostrou que os acadêmicos desta instituição estudada possuem uma conhecimento fragmentado sobre as etapas necessárias para um efetivo gerenciamento de resíduos com risco biológico e perurocortantes.
Palavras-chave: Biossegurança
Normas de segurança
Plano de gerenciamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3181
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
miria_fernandes_carvalho_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)300.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.