EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3178
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA FISIOTERAPIA NA SÍNDROME DE GUILLAIN - BARRÉ
Autor(es): ANTUNES, Mateus Dias
PALÁCIO, Siméia Gaspar
BERTOLINI, Sônia Maia Marques Gomes
Abstract: O indivíduo portador da Síndrome de Guillain-Barré apresenta uma desmielinização dos nervos periféricos que ocasiona diferentes graus de fraqueza motora de predomínio distal de caráter progressivo e ascendente podendo acometer membros inferiores, superiores, a face e os músculos respiratórios. Seu prognóstico tem grande relação com a idade e a gravidade da degeneração axonal que excede a desmielinização, também com o tratamento tardio, além da rápida progressão da doença. A fisioterapia auxilia a diminuir ou eliminar a limitação funcional ou incapacidade do indivíduo, melhorar a força muscular, aumentar a amplitude de movimento entre outros. Este estudo tem por objetivo verificar a efetividade da fisioterapia na Síndrome de Guillain-Barré. Através de uma revisão bibliográfica na base de dados SCIELO(The Scientific Electronic Library Online) no idioma inglês ou português, eu que as palavras chaves estivessem no título ou resumo, a fim de identificar os artigos científicos indexados e publicados de 2004 a 2013.Os estudos encontrados revelam que a fadiga muscular causada pela patologia pode ser amenizada com programa de fortalecimento e exercícios funcionais propostos pela fisioterapia. Outros estudos relatam os benefícios do exercício físico pode diminuir o quadro álgico, recuperar e/ou manter os graus de incapacidade do individuo favorecendo a melhora das funções motoras e neurológicas que interferem positivamente na qualidade de vida dos indivíduos. Portanto, o presente estudo possibilitou sintetizar com clareza o conhecimento sobre os benefícios da Síndrome de Guillain-Barré evidenciando com clareza a contribuição para melhora da qualidade de vida, força muscular e amplitude de movimento.
Palavras-chave: Fisioterapia
Neurologia
Polineuropatias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3178
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mateus_dias_antunes_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)274.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.