EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3177
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA MARCHA DE IDOSOS COM LOMBALGIA E SUA RELAÇÃO COM RISCO DE QUEDAS
Autor(es): ANTUNES, Mateus Dias
BARBOSA, Taynara Fernanda Cardoso
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: A lombalgia consiste em uma das maiores causas de incapacidades nos indivíduos idosos, pois ela influencia a qualidade de vida de todos os indivíduos, com envelhecimento ocorre um processo dinâmico e progressivo caracterizado por alterações morfológicas, bioquímicas e funcionais, que progressivamente vão se alterando e ficando mais susceptível a acometimentos intrínsecos e extrínsecos. As quedas podem levar a diversas consequências que podem interferir na diminuição da qualidade de vida, provocando sentimentos de medo, desconfiança e fragilidade que consequentemente modifica sua mobilidade e suas atividades sociais. Os problemas funcionais associados à marcha dos idosos provêm de desordens anatômicas e funcionais que podem acarretar os encurtamentos musculares, diminuição da força e perda de mobilidades articulares e sensoriais que interferem na mobilidade geral do corpo. No envelhecimento, ocorre um aumento da instabilidade do equilíbrio, pois estes sistemas estão alterados e as etapas do controle postural podem estar diminuídas e suprimindo a capacidade compensatória desses sistemas. Este estudo objetiva caracterizar a marcha do idoso com lombalgia e relacionar com o risco de quedas. A amostra será constituída por 60 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, composta por avaliação do tempo, velocidade da marcha, comprimento do passo e da passada e a cadência através da análise de passos demarcados no solo. O questionário FallRiskScore de Downton será utilizado para avaliar o risco de quedas em cinco critérios pontuados, e classificando-os em relação ao risco de quedas. Os resultados obtidos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Para as variáveis categóricas utilizarão o teste do qui-quadrado e para as variáveis quantitativas o teste t –Studente. O nível de significância adotado será de 5%.
Palavras-chave: Dor lombar
Envelhecimento
Equilíbrio postural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3177
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mateus_dias_antunes_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)268.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.