EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3170
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA EM PACIENTES COM DISLIPIDEMIA POR ESCORE DE CÁLCIO E ANGIOTOMOGRAFIA DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS
Autor(es): SILVA, Cassia Cristina
MARTINS, Heber Amilcar
LORENCETE, Taísa Valques
Abstract: As cardiopatias estão entre as maiores causas de mortalidade no mundo, dentre elas destaca-se a Doença Arterial Coronariana (DAC) que ocorre, principalmente, devido ao acúmulo de colesterol na túnica média das artérias e progride insidiosamente ao longo de muitas décadas antes de causar manifestações clínicas. Diante disso pacientes com predisposição merecem maior atenção e investigação no intuito de se obter um diagnóstico menos invasivo, mais seguro e precoce, já que 52% dos indivíduos assintomáticos sofrem infarto agudo do miocárdio. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto da dislipidemia na DAC através de Escore de Cálcio (EC) e angiotomografia de artérias coronárias destacando a importância desses métodos no diagnóstico da DAC. O estudo foi realizado em 1098 pacientes portadores de dislipidemia de um centro de diagnóstico por imagem de Maringá/PR e dividido em duas etapas. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico e, em seguida, a pesquisa de campo através da análise dos laudos. Os dados obtidos foram agrupados em um banco de dados e serão analisados através do Software Estatística 8.0, pelo emprego de análise descritiva juntamente com o Teste Qui-Quadrado e significância estatística de 5%. Dessa forma, espera-se evidenciar a importância dos métodos de diagnóstico por imagem em estudo, expondo e debatendo sua utilização na avaliação do paciente e, ainda, no diagnóstico precoce e não invasivo.
Palavras-chave: Angiotomografia
Aterosclerose
Dislipidemia
Doença arterial coronariana
Escore de cálcio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3170
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cassia_cristina_silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)204.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.