EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3161
Tipo: Artigo
Título: MORTALIDADE POR NEOPLASIAS DE ÚTERO: O DÉFICIT DE INFORMAÇÕES NOS PRONTUÁRIOS RELACIONADO AO PROGNÓSTICO DA DOENÇA
Autor(es): ALBANO, Maria Eugenia Alcântara
FIZINUS, Jéssica Camila
Abstract: As neoplasias são a segunda causa de morte em mulheres brasileiras, estando o câncer uterino em terceiro lugar. O objetivo do estudo é relacionar a influência do déficit de informações em prontuários de mulheres que foram a óbito por neoplasias do útero ao prognóstico da doença. O estudo englobará mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde que foram a óbito em Maringá por neoplasias de útero no período de 2009 a 2014. O estudo será realizado a partir de dados secundários obtidos na Secretaria Municipal de Saúde de Maringá por meio de informações da Vigilância Epidemiológica e prontuários coletados no Sistema Gestor. A coleta de dados ocorrerá conforme descrito a partir da lista de óbitos por neoplasia de útero, correspondente ao CID-10: C55 Neoplasia maligna do útero, porção não especificada, C539 Neoplasia maligna do colo do útero, não especificado e C541 Neoplasia maligna do corpo do útero, posteriormente as mulheres serão identificadas no sistema gestor para captação do número do SUS, após esta etapa haverá a procura dos prontuários no sistema gestor. As variáveis analisadas nos prontuários serão: identificação da paciente, dados da UBS, antecedentes pessoais e familiares, história da doença atual, histórico de câncer, tratamento e óbito. Espera-se que o déficit de informações possua relação intrínseca com o prognóstico desfavorável do câncer de colo de útero. Assim, demonstrando de forma direta a relação da pouca ou nenhuma informação com a evolução ao óbito ocasionada pela doença.
Palavras-chave: Análise de prontuário
Câncer de colo de útero
Mortalidade
Mulheres
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3161
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_eugenia_alcantara_albano_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)191.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.