EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3149
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA MORTALIDADE ENTRE ADULTOS JOVENS POR INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA NA 14ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ
Autor(es): ALEXANDER, Ana Caroline Barbosa
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: As intoxicações medicamentosas estão incluídas como uma das principais causas de atendimento em emergências toxicológicas, hospitalização e óbitos no contexto mundial, no Brasil, consistem da principal causa de intoxicações em humanos e este número vem sofrendo aumento absoluto. As crianças até cinco anos de idade, mulheres e adultos jovens perfazem os grupos com maior incidência de intoxicação por medicamentos, sendo que o ultimo vem apresentando maior taxa de incidência, portanto, o objetivo deste estudo é traçar o perfil epidemiológico da mortalidade entre adultos jovens por intoxicações medicamentosas e suas causas na 14ª. Regional de Saúde de Paranavaí/PR, considerando o período de janeiro de 2007 a agosto de 2015. Para esta finalidade, serão levantados o número de óbitos por intoxicações medicamentosas registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)/Intoxicação exógena. Será analisada a distribuição dos óbitos por sexo, idade, escolaridade, raça e fármaco causador da intoxicação. Devido o aumento na disponibilidade e acesso do uso de medicamentos, espera-se uma alta incidência no número de casos de óbitos ocasionados pela intoxicação por medicamentos em virtude da carência de assistência farmacêutica, utilização não racional de medicamentos, dose inapropriada, associação medicamentosa inadequada, automedicação e tentativa de suicídio.
Palavras-chave: Farmacovigilância
Intoxicação medicamentosa
Mortalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3149
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_caroline_barbosa_alexandre.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)305.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.