EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3139
Tipo: Artigo
Título: MÚSICA E SAÚDE: PREVENÇÃO DE DOR NA PRATICA PROFISSIONAL DE MÚSICOS DA ORQUESTRA FILARMONICA UNICESUMAR
Autor(es): SANTANA, Larissa
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
COSTA, Tamires Teixeira
ARAUJO, Rhaiany Lazari
Abstract: Esta pesquisa tem o propósito de avaliar a frequência de queixas dolorosas musculoesqueléticas em músicos da Orquestra Filarmônica Unicesumar. Consistirá também em propor um protocolo de exercícios para prevenção e diminuição das q ueixas dolorosas. Este projeto de pesquisa consiste em duas etapas: primeira identificação do perfil dos instrumentistas e queixa de dor e uma segunda etapa intervenção fisioterapêutica e orientações de saúde. Os músicos responderão ao Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO) que avaliará as queixas dolorosas nos últimos doze meses e nos últimos sete dias, assim como o afastamento das atividades habituais provocados por dor. Para mensurar a dor será utilizada a Escala Visual Analógica (EVA)que classificará a sensação dolorosa entre zero (nenhuma dor) e dez (dor intolerável). Será realizado um programa de exercícios fisioterapêuticos antes e depois dos ensaios por um período de 40 dias para a prevenção das dores. Os dados serão tratados estatisticamente para a descrição da amostra, analise da severidade dos casos e dos resultados dos exercícios fisioterapêuticos.
Palavras-chave: Sistema musculoesquelético
Fisioterapia
Dor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3139
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_santana_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)197.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.