EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3138
Tipo: Artigo
Título: DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
Autor(es): TOKARSKI, Aline Guzella
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
LIBERATI, Ana Paula Torres
Abstract: Praticamente todas as atividades fisiológicas são reguladas por ações e interações do sistema endócrino e nervoso, sendo que o sistema nervoso regula o sistema endócrino e a atividade endócrina modula a atividade do sistema nervoso central (GARDNER; SHOBACK, 2013; VILAR et al., 2013).O presente trabalho tem por meta o levantamento de informações referentes ao atendimento de distúrbios endorinológicos pelo CISAMUSEP na 15ª Regional de Saúde. Serão identificados os principais distúrbios e correlacionados com idade e sexo com a finalidade de determinar um perfil dos pacientes atendidos e possíveis intervenções que possam melhorar a dinâmica de atendimento desses pacientes. Por meio de revisão de literatura, criar-se-á uma discussão a respeito do tema, ressaltando pontos relevantes como o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos no Brasil. Será estudada, através de diretrizes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e portarias expedidas pelo Ministério da Saúde, as orientações e atuações no diagnóstico, acompanhamento e tratamento, tais como testes neonatais, consultas de rotinas, atendimento de nível primário e secundário e dispensação de medicação aos pacientes pediátricos com disfunção endócrina. A busca de campo será realizada com base em dados secundários a serem colhidos dos prontuários dos pacientes que foram encaminhados ao CISAMUSEP durante o período de setembro de 2015 a março de 2016, que serão posteriormente tabulados e ilustrados graficamente. Espera-se, como resultado dessa pesquisa quantitativa encontrar dados da população com distúrbios endocrinológicos atendida pelo CISAMUSEP, que servirão para reflexão e considerações da característica epidemiologica dos distúrbios e possíveis políticas de intervenções tanto preventivas como de tratamento.
Palavras-chave: CISAMUSEP
Distúrbios endocrinológicos
Distúrbios metabólicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3138
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_guzella_tokarski_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)325.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.