EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3136
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DIGITAL DAS USUÁRIAS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PAPEL DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
Autor(es): NEPOMUCENO, Larissa Dalpiaz
ALTIZANI, Gabriela Marengone
BILOTTI, Carolina Correia
BERNUCI, Marcelo Picinin
MACUCH, Regiane da Silva
Abstract: As tecnologias de comunicação e informação (TIC) estão cada vez mais inseridas no cotidiano do homem moderno por serem ferramentas que auxiliam e levam maior praticidade em cenários como o industrial, econômico e, sobretudo, o da saúde.Neste, as TIC fornecem informações importantes a respeito da prevenção, tratamento e conhecimento geral sobre uma das patologias que mais acometem a população atual: o câncer. Nesse interim, as informações obtidas sobre o câncer são essenciais, uma vez que a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas são diagnosticadas com essa doença e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas dela (UICC, 2008). Em mulheres, o câncer de colo de útero (CCU) é o terceiro tumor mais frequente e a quarta causa de mortes. A evolução do CCU é, na maioria dos casos, lenta, e se for detectado precocemente apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura. O estudo visa coletar informações de mulheres na faixa etária entre 25 a 69 anos, usuárias do serviço público de saúde da cidade de Maringá-PR, considerada esta a faixa de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório. A coleta de dados se dará por meio da aplicação de questionário objetivo nas residências dessa mulheres que estão dentro da área respectiva a sete Unidades de Pronto Atendimento (UBSs) da cidade de Maringá. Após a coleta de dados os resultados serão tabulados em planilha do Excel e analisados por estatísticas. Por meio desse estudo, almeja-se compreender qual a relação dessas mulheres com as tecnologias de informação e como tais instrumentos podem ser utilizados a fim de reduzir os índices relativos ao câncer de colo de útero.
Palavras-chave: Neoplasia
Prevenção
Rastreamento
Tecnologias móveis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3136
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_dalpiaz_nepomuceno_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)191.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.