EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3135
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA E PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS COM DESORDEM COORDENATIVA DESENVOLVIMENTAL
Autor(es): MACHADO, Kátia Gama de Barros
MANZOTTI, Giovana Flávia
VASCONCELOS, Karina da Silva
PEREIRA, Francielle de Oliveira
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Abstract: O presente estudo de natureza transversal foi realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UNICESUMAR, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e da autorização dos pais ou responsáveis, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O mesmo teve como objetivo investigar a prevalência de Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças de 7 anos de uma escola da rede privada de Maringá-PR e analisar o perfil motor das crianças investigadas. Foram excluídas do estudo crianças que apresentaram além do DCD, outros distúrbios de natureza neuropsiquiátrica, além dos deficientes físicos, visuais e mentais. Após autorização dos pais, foi enviado o checklist “Movement Assessment Battery for Children-2, para identificar desordens da coordenação motora.Posteriormente as crianças que apresentaram casos suspeitos da Desordem Coordenativa Desenvolvimental, foram submetidos a uma avaliação do desempenho motor utilizando a versão 2 do “Movement Assessment Battery for Children” (MABC-2). Em relação aos resultados obtidos, detectou-se uma prevalência de 26,83% da Desordem Coordenativa Desenvolvimental na amostra avaliada e, quanto as habilidades motoras, pode-se observar um pior desempenho no equilíbrio, não sendo observada diferença de desempenho entre meninos e meninas.
Palavras-chave: Desordem coordenativa desenvolvimental
Habilidades motoras
Pediatria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3135
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
katia_gama_de_barros_machado_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)315.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.