EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3133
Tipo: Artigo
Título: PROGNÓSTICO, COMORBIDADES E MORTALIDADE RECORRENTES DA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC): REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): MADEIRAS, Joselene Gomes
MARÇAL, Danilo Francisco da Silva
WILBERT, Fabricie Marcele
OLIVEIRA, Juliana Maria de
SZERWIESKI, Laura Ligiana Dias
MACUCH, Regiane
Abstract: A exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é causa frequente de admissão em UTI e de necessidade de ventilação mecânica.A DPOC é uma doença respiratória relacionada ao tabagismo caracterizada pela obstrução parcial crônica do fluxo de ar, sendo comum o aparecimento de várias comorbidades, porém também pode ser encontrada em situações como em pacientes que inalam a fumaça despendida pelo ou proveniente do fogão a lenha. Os pacientes que desenvolvem DPOC grave possuem falta de ar no desenvolvimento de atividades simples e são internados frequentemente. Alguns dos agravos da doença são as arritmias, a necessidade do uso de respirador e a oxigenoterapia, inchaço no coração, insuficiência cardíaca, pneumonia, pneumotórax, osteoporose, redução do peso e até mesmo a desnutrição, o que faz encarecer os custos do governo com o tratamento de pacientes em estágio avançado da doença enquanto a prevenção possui custos menores aos cofres públicos. O presente trabalho apresenta o resultado de uma revisão de literatura sobre casos de DPOC, características, prognósticos e números de mortalidade decorrente da doença. Este estudo realizou-se por meio de pesquisa nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Uma grande quantidade de artigos foi encontrada numa primeira fase, depois de ser feita a leitura dos títulos e resumos, respeitando os critérios de inclusão e exclusão, foram eleitos 10 artigos para uma analise minuciosa.
Palavras-chave: Doença pulmonar obstrutiva crônica
Insuficiência respiratória
Obstrução de oxigênio
Tabagismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3133
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joselene_Gomes_Madeiras.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)211.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.