01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA CIVIL
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/313
Tipo: Artigo
Título: Aplicativo Mobile Android e iOS para dimensionamento e comparação de blocos de fundação sobre duas estacas, segundo os Métodos de Blèvot, Fusco e Ibracon
Autor(es): PEREIRA, Marcelo Rodrigues
Primeiro Orientador: KOBAYASHI JUNIOR, Yutaka Mario
Abstract: As fundações são essenciais no processo de construção de uma edificação, que começa pela sondagem do terreno no qual será erguida. A sondagem do terreno identifica as camadas do solo e sua resistência, informações fundamentais para que as fundações sejam realizadas adequadamente. Estas fundações têm a finalidade de transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo, podem ser de vários tipos, a escolha da mais adequada acontece em função das cargas da edificação e da profundidade da camada resistente do solo. Para escolhas onde o tipo de fundação seja do tipo profunda podemos utilizar estacas ou tubulões, surge assim a necessidade da construção de blocos de coroamento em concreto armado. Este artigo pretende apresentar a comparação entre os procedimentos existentes e através de um aplicativo móvel para celulares, demonstrar os resultados obtidos para as diferentes áreas de aço calculadas para armadura principal (tirante) e a verificação das tensões nas bielas comprimidas (escoras), sempre assumindo como guia norteador a NBR 6118:2014.
Palavras-chave: Alicerce
Dimensionamento
Software
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/313
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Rodrigues Pereira.pdfpdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.