EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3126
Tipo: Artigo
Título: BUSCA ATIVA DE CASOS COMO METODOLOGIA DE TOXICOVIGILÂNCIA
Autor(es): SILVA, Marcelo da
ALMEIDA, Erica Gomes de
ORTIZ, Mirella Machado
ROSA, Natalina Maria da
LAZARI, Alan Henrique De
OLIVEIRA, Magda Lucia Felix de
Abstract: O método de vigilância epidemiológica por busca ativa permite registrar casos por agentes pouco alcançados pela notificação passiva e dá visibilidade às ocorrências toxicológicas pelo do uso abusivo de drogas, que acarretam evoluções clínicas de alta complexidade. O estudo objetivou descrever e avaliar os resultados de cinco anos de atividades de um sistema de toxicovigilância por busca ativa em ambiente hospitalar. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, com dados coletados das fichas de Ocorrência Toxicológica notificadas arquivadas no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá referentes a janeiro de 2010 a dezembro de 2014. Foram encontrados 540 casos novos de intoxicação e o perfil evidenciou predomínio do sexo masculino, faixa etária de 40 a 59 anos, baixa escolaridade e residentes no município de Maringá. A principal circunstância da intoxicação foi o abuso crônico de drogas alcoólica crônica e o agente causal bebida alcoólica. A evolução clínica da maioria foi a alta hospitalar, com menos de cinco dias de internação, no entanto, (41) evoluíram a óbito. O expressivo número de casos subnotificados, espontaneamente encontrados, demonstra a importância do método de busca ativa dos casos como medida efetiva para promover a captação e maior número de registros para o centro de assistência toxicológica, assim como a difusão do conhecimento técnico-científico relativo à prevenção da intoxicação.
Palavras-chave: Vigilância epidemiológica
Toxicologia
Drogas ilícitas
Unidades de internação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3126
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alan_henrique_de_lazari_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)210.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.