EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3125
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DOS BOMBEIROS MILITARES DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORTE CENTRAL DO PARANÁ
Autor(es): BIANCHI, Adriane Behring
CASTILHO, Mario Moreira
MARTINS JUNIOR, Joaquim
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Abstract: O objetivo desse estudo foi avaliar e caracterizar a aptidão física dos bombeiros militares do município de Maringá-PR. Participaram do estudo 38 bombeiros militares de Maringá-PR, do sexo masculino, de 43 a 53 anos de idade. Os participantes foram avaliados quanto à aptidão física através dos testes de avaliação da resistência aeróbica, avaliação do VO2 máximo e velocidade anaeróbia, avaliação da velocidade anaeróbica, avaliação da composição corporal pela bioimpedância e questionados quanto à prática de atividade física. Na avaliação da resistência aeróbica e VO2 máximo, a amostra apresentou resultados satisfatórios. Já na avaliação da composição corporal pelo método da bioimpedância, os resultados apontam que os indivíduos estão classificados na categoria “sobrepeso”. Foi observado no presente estudo que os bombeiros militares apresentam aptidão física satisfatória, porém estão em sobrepeso, que pode ser atribuído à falta de um programa regular de atividade física nos batalhões. Essa ação melhoraria o desempenho dos bombeiros militares nas suas funções.
Palavras-chave: Aptidão física
Bombeiros
Exercício
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3125
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriane_behring_bianchi_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)290.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.