EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3124
Tipo: Artigo
Título: SÍNDROME ONE - AND - A - HALF (SÍNDROME UM E MEIO): RELATO DE CASO
Autor(es): LEAL, Jean Paulo Coelho
SANTOS, Leandro Gomes dos
HATOUM, Ualid Saleh
KOZAK, Aline Letícia
SOUZA, Flávio Henrique M. Oliveira
ALMEIDA, Diogo Fraxino de
Abstract: Em 1967, Fisher descreveu pela primeira vez 2 pacientes com distúrbio de movimentos extra-oculares caracterizado por paralisia completa do olhar conjugado horizontal para o lado da lesão na formação reticular pontina paramediana e/ou núcleo do nervo abducente, associada à paralisia da adução do olho contralateral (oftalmoplegia internuclear) devido à lesão do fascículo longitudinal medial. A combinação pitoresca de paralisia horizontal completa de um dos olhos associada com paralisia da adução do outro olho foi denominada de “síndrome one-and-a-half (SOAH). Os movimentos oculares verticais estão preservados. As principais causas dessa síndrome são acidente vascular cerebral e esclerose múltipla porém, gliomas, metástases e malformações vasculares também têm sido descritas. Relatamos um caso de SOAH causado por acidente vascular cerebral de ponte e revisamos a literatura médica sobre o tema . A identificação precoce da SOAH no exame neurológico permite identificar com precisão a topografia da lesão no sistema nervoso central, cabendo à anamnese e aos exames complementares a identificação da causa da lesão.
Palavras-chave: Infarto pontino
Ressonância nuclear magnética
Síndrome one - and - half
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3124
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jean_Paulo_Coelho_Leal.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)337.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.