EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3121
Tipo: Artigo
Título: VISÃO DE ENFERMEIROS EMERGENCISTAS SOBRE A MORTE
Autor(es): MACHADO, Yana Carolina Silvestre
SILVA, Juliana Dalcin Donini e
Abstract: A morte é um fenômeno antigo na natureza do ser humano, considerado um evento biológico que encerra uma vida. Nenhum outro evento durante a vida é capaz de instigar nos seres humanos mais pensamentos dirigidos pela emoção do que a morte, seja pelo indivíduo que está morrendo, seja naqueles que estão a sua volta. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção de enfermeiros emergencistas que atuam em atendimento pré-hospitalar sobre o processo de morte e morrer. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Foram sujeitos do estudo seis enfermeiros que atuam em atendimento pré hospitalar. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e agosto de 2015. Foram colhidos dados de identificação e vistas direcionadas por questões norteadoras. Após transcrição, as falas foram meditadas, categorizadas e analisadas pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Emergiram duas categorias: experenciando a morte e; enfrentando a morte. Os resultados mostram o envolvimento do profissional enfermeiro diante da morte durante o atendimento pré-hospitalar, e apresenta a necessidade de que novos estudos sejam realizados sobre o assunto, para subsidiar a inserção de disciplinas que abordem o processo de morte/morrer nos cursos de graduação em enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem
Morte
Serviços médicos de emergência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3121
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
yana_carolina_silvestre_machado_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)200.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.