EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3120
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO CIENCIOMÉTRICO SOBRE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA PERCEPÇÃO DO PACIENTE
Autor(es): GUILHERME, Janaina Alves
MASSUDA, Ely Mitie
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: Pesquisas sobre avaliação e satisfação no atendimento aos pacientes no âmbito do serviço de saúde representam uma forma de melhorar a qualidade e discutir o conceito de cuidado centrado no paciente. Neste sentido várias abordagens para avaliar a qualidade dos serviços de saúde incluem medições de resultados, que podem ser realizadas a partir de opiniões dos usuários sobre aspectos dos cuidados e seu grau de satisfação. A presente pesquisa utilizou a cienciometria para,identificar as publicações científicas relacionadas à satisfação e a avaliação do serviço de saúde. Objetivo:Identificar as publicações científicas sobre a percepção e avaliação dos serviços de saúde no Brasil na percepção dos usuários. Material e métodos: A cienciometria foi utilizada para quantificar o número de artigos científicos publicados entre os anos de 1974 a 2015, na base de dados eletrônica SciELO, por meio das palavras-chave:satisfação paciente, avaliação serviço de saúde e percepção do paciente no atendimento. Foram selecionados 90 artigos de publicações brasileiras indexadas na área interdisciplinar. Resultados:Identificou-se maior interesse dos pesquisadores pela temática após o ano de 1990, predominando no período 2004 as publicações em periódicos. Dentre os serviços de saúde existentes no Brasil, as UBS foram as mais avaliadas 27% (30) pelos usuários, seguida pela ESF 21% (23). Conclusão: A análise do estudo cienciométrico identificou aumento expressivo no número de publicações em periódicos científicos nos últimos 10 anos, com maior interesse em avaliar a satisfação do paciente em diferentes serviços de saúde. A divulgação de resultados que se processam através de informações fornecidas do usuário, sobre avaliação ao serviço de saúde, em relação ao acesso, estrutura, segurança, fornece subsídios para elaboração de estratégias da resolubilidade na melhoraria da qualidade dos serviços públicos.
Palavras-chave: ssistência ao paciente
Satisfação do paciente
Avaliação de serviços de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3120
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janaina_Alves_Guilherme.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)407.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.