EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3117
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE SAZONAL DOS ATENDIMENTOS EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS NA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
Autor(es): BUNGART, Viviane Fonseca
CORTEZ, José Paulo Garcia
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
Abstract: É visto que, as doenças do trato respiratório caracterizam-se como um dos principais motivos que levam a procura do serviço de urgência e emergência, principalmente pelo público infantil. Este projeto tem como objetivo analisar os atendimentos em urgência e emergência por doenças respiratórias na população infantil no município de Maringá-Paraná. O estudo será quantitativo descritivo e retrospectivo dos registros de atendimentos em urgência e emergência por doença respiratória (DR) em crianças que procuram os serviços da UPA zona Sul na cidade de Maringá-PR. Nos prontuários serão avaliadas as seguintes variáveis: idade, sexo, data, dia da semana e horário da procura do serviço, quadro respiratório, exames complementares pedidos, prescrição médica, horário de administração das medicações, peso e temperatura da criança na hora da admissão, bem como, as variáveis referentes à tendência temporal, sazonalidade, temperatura, umidade relativa do ar, precipitação de chuva, e os efeitos do calendário (como feriados e finais de semana). Os dados serão tabulados e apresentados em forma de tabelas, gráficos e discutidos de acordo com a literatura específica sobre o tema. Através das informações coletadas, será possível verificar a ocorrência de problemas respiratórios, relacionandoos a sazonalidade, possibilitando futura intervenção a esta população, principalmente no que se refere ao atendimento à saúde da criança em todas as suas etapas de desenvolvimento e auxiliar na criação de novas estratégias para melhoria no atendimento das UPAs.
Palavras-chave: População infantil
Quadros respiratórios
Sazonalidade
UPA
Urgência e emergência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3117
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viviane_fonseca_bungart_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)271.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.