EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3110
Tipo: Artigo
Título: AGUDIZAÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS EM IDOSOS DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
Autor(es): GOUVEIA, Thayná De Paula
RISSARDO, Leidyani Karina
Abstract: Estima-se que no Brasil há cerca de 17,6 milhões de idosos, e com a previsão do envelhecimento populacional em 2025 este número passará para 30 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Visto que junto ao crescimento populacional também existe o aumento de hábitos desta população ao tabagismo, sedentarismo, dieta não saudável e uso prejudicial do álcool e drogas, evoluindo para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Embora haja estudos acerca da temática ainda existem lacunas de conhecimento sobre os motivos que levam esse processo de alteração das DCNT, principalmente nos serviços de urgência e emergência. Portanto, o objetivo deste estudo é de analisar os motivos que desencadeiam o processo de agudização de doenças crônicas em idosos que procuram a UPA 24h Zona Norte do município de Maringá, Paraná, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, que vem sendo realizado na Upa 24h Zona norte do município de Maringá, com idosos portadores de DCNT e que estão em processo de agudização. Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir direta e indiretamente para a assistência destes indivíduos.
Palavras-chave: Idoso
Agudização
Doença crônica
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3110
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thayna_de_paula_gouveia_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)270.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.