EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3109
Tipo: Artigo
Título: PERFIL NUTRICIONAL DE IDOSAS FREQUENTADORAS DE UM CENTRO CULTURAL SOCIAL E DE SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS
Autor(es): QUEIROZ, Leliz C. S.
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: Estamos vivendo uma restruturação mundial onde as pesquisas estatísticas apontam crescente envelhecimento da população em todos os continentes. Em países em desenvolvimento, a população envelheceu rapidamente nos últimos anos. No Brasil, a população idosa (idade≥60 anos) dobrou nos últimos 20 anos e a tendência é aumentar ainda mais nos próximos anos. Uma das maiores preocupações do envelhecimento populacional se apresenta como um dos maiores desafios para a saúde coletiva pois é preciso encarar essa nova realidade acrescentando a velhice no conjunto das preocupações e dos investimentos sociais. Visando prevenir algumas doenças e melhorar a qualidade de vida dos idosos, é fundamental manter bom estado nutricional dessas pessoas.O objetivo desse estudo foi verificar o perfil nutricional de idosas frequentadoras de um Centro cultural, social e de serviço de convivência para idosos no município de Maringá-PR.O estudo foi transversal, com coleta de dados primários e com amostra de conveniência. O perfil nutricional das idosas foi avaliado pelo índice de massa corporal (IMC). Foram avaliadas 43 idosas. Destas 17 (39,53%) apresentaram peso adequado, 10 (23,26%) excesso de peso e 8 idosas (18,60%) apresentaram baixo peso e obesidade. Os resultados mostraram a necessidade de ações e intervenções relacionadas a prevenção e tratamento dos distúrbios nutricionais com este grupo de idosas, tendo em vista o percentual elevado de idosas que apresentaram baixo peso, excesso de peso e obesidade.
Palavras-chave: Idosos
Perfil nutricional
IMC
Instituição
Idosas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3109
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leliz_cristina_sampaio_queiroz_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)201.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.