EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3106
Tipo: Artigo
Título: PROFISSÃO BIOMÉDICA: NOVOS RUMOS E DESAFIOS
Autor(es): TROIANI, Thaís Lima
PADIAL, Rafael Bayouth
Abstract: A escolha do curso de graduação, compõe um conjunto de itens de vida e profissional, é uma decisão de grande importância, pois esta ditará seu futuro e trajetória de carreira. O respectivo trabalho procura analisar a perspectiva dos egressos e dos biomédicos em relação á profissão e ao mercado de trabalho, sob as perspectivas e anseios da profissão biomédica. Sob aspecto metodológico transversal, população a partir de 18 anos de idade, entres estes, egressos de uma Instituição Privada de Ensino Superior de Maringá – Unicesumar, e profissionais biomédicos atuantes nesta mesma cidade, de maio a junho de 2015. Sendo aplicados 2 (dois) questionários, sendo o primeiro voltado ao posicionamento dos acadêmicos, futuramente, profissionais e posteriormente, o segundo voltado aos profissionais atuantes no mercado de trabalho. Os dados foram analisados por estatística descritiva, utilizando testes estatísticos, com índices de significância de 5% (0,05). Como resultados, constatou-se algumas dificuldades dos profissionais, como, pouco reconhecimento do curso e da profissão, restrição dos empregadores (exigência de tempo de experiência) e a questão financeira, com a remuneração salarial. Quanto as áreas de atuação, houve um equilíbrio entre Análises Clínicas, Estética, Imagem e Docência. Acredita-se que esses valores refletem o perfil da profissão, com exceção da estética. Contudo, os profissionais encontram-se satisfeitos com a profissão e tem uma boa perspectiva de suas áreas de atuação. Conclui-se que os acadêmicos são em sua maioria jovens e tem uma visão otimista do mercado de trabalho. Os profissionais, por outro lado, encontram dificuldades após a formação para atuarem como biomédicos, mas a profissão tem seus pontos positivos, como a qualidade das IES juntamente com as diversas áreas de atuação.
Palavras-chave: Biomedicina
Acadêmicos
Escolha profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3106
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thais_lima_troiani_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)295.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.