Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3102
Tipo: | Artigo |
Título: | INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
Autor(es): | SANTOS, Talita Silva SILVA JUNIOR, Elias Pedro da GARANHANI, Mara Lucia |
Abstract: | : Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido. |
Palavras-chave: | Currículo integrado Enfermagem Formação profissional Integração ensino-serviço de saúde-comunidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3102 |
Data do documento: | 4-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
talita_silva_santos_1.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015) | 209.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.