EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3096
Tipo: Artigo
Título: POSTURA HABITUAL DE REPOUSO DA LÍNGUA NOS TIPOS FACIAIS CLASSE II E III SUBMETIDOS À CIRURGIA ORTOGNÁTICA BIMAXILAR - PARCIAIS
Autor(es): PÉDER, Silvia Natalia Souza de
AVELAR, Fabiana Southier Romano
IWAKI FILHO, Liogi
IWAKI, Lílian Cristina Vessoni
MENON, Raquel Kellis
MATSUOKA, Ana Carolina
Abstract: A inter-relação harmônica dos componentes anatômicos e fisiológicos complexo sistema estomatognático permite a execução de ações aparentemente simples como falar, respirar, mastigar e deglutir. A língua é um dos principais órgãos envolvidos neste sistema desempenhando papel fundamental nas funções do mesmo. O adequado posicionamento deste órgão é imprescindível para que haja eficiência oromiofuncional. Porém este, muitas vezes fica prejudicado em decorrência da morfologia craniofacial que alterada influencia negativamente no padrão postural habitual. Visto a expressa relevância do conhecimento da posição que a língua assume para a adequação do equilíbrio e a manutenção do espaço intraoral direcionou-se o estudo para o objetivo de analisar a postura habitual lingual nos períodos pré e pós-cirurgia ortognática bimaxilar verificando se há a ocorrência de mudanças no padrão em pacientes com distintas tipologias facial - Classe II e Classe III. Para tanto pretende-se a participação de 30 indivíduos com indicação a cirurgia bimaxilar, sendo 15 do tipo facial Classe II e 15 do tipo facial Classe III. Será realizada comparação entre posição habitual da língua (PHL) através de telerradiografia lateral da face 15 dias antes do procedimento cirúrgico e 30 dias passados a este, o estudo prospectivo observacional será iniciado no ambulatório de Ortognática e realizado no setor de Radiologia do Departamento de Odontologia (DOD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os resultados tem demonstrado a possibilidade de realizar a análise da comparação da posição do ápice e dorso da língua, mediante a relação distinta entre PHL e tipo facial e de oclusão dentária.
Palavras-chave: Posição habitual da língua
Cirurgia ortognática
Tipo facial Classe II
Tipo facial Classe III
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3096
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvia_natalia_souza_de_peder_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)193.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.