Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095
Tipo: | Artigo |
Título: | CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR |
Autor(es): | LIMA, Luciana Cláudia Rizzo FERNANDES, Juliana Gomes SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa ROECKER, Simone BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy ARAUJO, Juliane Pagliari |
Abstract: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas. |
Palavras-chave: | Criança Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Massagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095 |
Data do documento: | 4-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
juliane_pagliari_araujo_1.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015) | 201.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.