EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095
Tipo: Artigo
Título: CRIANÇA COM TRANSTORNO E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: MASSAGEM TUI NA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR
Autor(es): LIMA, Luciana Cláudia Rizzo
FERNANDES, Juliana Gomes
SIRAICHI, Jackeline Tiemy Guinosa
ROECKER, Simone
BRAZ, Ana Carolina De Athayde Raimundy
ARAUJO, Juliane Pagliari
Abstract: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio caracterizado pela falta de atenção, agitação, impulsividade podendo levar a dificuldades emocionais e de relacionamento, bem como o baixo desempenho escolar e outros problemas de saúde mental. O tratamento de crianças com TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, e exige um esforço coordenado, entre os profissionais da área da saúde em conjunto com educadores e pais. Objetivo: Conhecer a percepção de cuidadores de crianças portadores de TDAH sobre o comportamentodas mesmas após a participação em sessões de massagem Tui Na. Metodologia: Trata-se do estudo descritivos com abordagem qualitativa, de 10 crianças de ambos os sexos, matriculadas entre 5ª e 7ª série, estudantes do colégio estadual no município de Londrina –PR, com diagnostico de TDAH. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os cuidadores das crianças e foram gravadas e posteriormente transcritas, sendo submetidos à análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2013. Resultados: A massagem foi uma forma de tratamento complementar importante na melhora da sintomatologia do TDAH, deixando as crianças mais calmas, relaxadas, concentradas e sociáveis, melhorando os relacionamentos familiares e sociais.Os cuidadores relataram após a realização da massagem as crianças demonstraram maior receptividade com as atividades escolares, bem como, melhoraram o nível de concentração, de atenção, de alegria e bem-estar. Conclusão: Acredita-se que o toque proporcionado por meio da técnica de massagem tenha sido uma das principais ferramentas para a criação de vínculos entre terapeuta-criança-família-escola, fortalecendo a confiança necessária para o estabelecimento das relações sociais positivas.
Palavras-chave: Criança
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Massagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3095
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliane_pagliari_araujo_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)201.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.