EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3088
Tipo: Artigo
Título: ASSOCIAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE MAMA E A TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL DE MULHERES ATENDIDAS NAS UBS DA CIDADE DE MARINGÁ - PARANÁ
Autor(es): BROCHONSKI, Julia Wosch
GUERINI, Tiago Marques
LEITE, Fernanda Paini
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O câncer de mama é a doença que mais mata no mundo e tem acometido de forma crescente a população feminina brasileira. Os conhecimentos e dúvidas em relação aos riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa e pós-menopausa têm grande repercussão nos meios científicos e na sociedade, principalmente em relação ao risco de desenvolver câncer de mama em decorrência do uso desses hormônios, gerando muitas controvérsias a respeito do assunto. A partir destas controvérsias, o presente projeto de pesquisa pretende investigar, por meio de questionários, os fatores sócio demográficos e informações sobre TRH, em uma amostragem significativa de mulheres encaminhadas às UBS de Maringá para a realização do exame de mamografia. Os resultados dos exames de mamografia serão classificados em 2 grupos: negativo (Bi-Rads 1, 2 e 3) e positivo para câncer de mama (Bi-Rads 4 e 5). Os dados obtidos na pesquisa serão organizados em planilhas Excel e receberão tratamento estatístico a partir do programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS). Serão realizadas análises estatísticas descritivas, com cálculos das médias, desvios-padrão e porcentagens para descrição das amostras. Para verificar possíveis associações entre o câncer de mama e a TRH será util izado o teste do qui-quadrado com auxílio do ambiente estatístico R (R Development Core Team). Dessa forma, espera-se compreender a relação entre a TRH e o câncer de mama em mulheres atendidas nas UBS de Maringá. Entende-se que será um trabalho inédito, visto que não há na literatura científica publicações referentes a este tema até o presente momento.
Palavras-chave: Neoplasias de mama
Terapia de reposição hormonal
Menopausa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3088
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
julia_wosch_brochonski_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)169.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.