EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3082
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: COMPONENTE CURRICULAR FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II
Autor(es): ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ROECKER, Simone
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
GALLO, Adriana Martins
LOPES, Camila Rafaela
CASSIOLATO, Caren
Abstract: O material didático para apoiar as atividades educativas de um curso, assume o papel de fio condutor, visto que organiza o desenvolvimento e a dinâmica de todo o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver material didático para o curso técnico em enfermagem do IFPR, no componente curricular Fundamentos de Enfermagem II. Esse projeto faz parte de um projeto maior intitulado “Construção de material didático para o curso técnico em enfermagem” que está sendo desenvolvido pelos docentes e alunos do curso técnico em enfermagem do IFPR, campus Londrina. A organização temática do material didático desenvolvido para o Curso Técnico de Enfermagem acompanha o PPC do curso e é desenvolvido em formato de módulos. Dessa forma o material será produzido com base nos referenciais bibliográficos disponíveis na biblioteca do Instituto Federal do Paraná (IFPR) somados aos materiais disponíveis em bancos e bases de dados online. Salienta-se que após a construção do material, pretende-se encaminhá-lo para publicação e adotá-lo como material de apoio ao ensino do curso técnico em enfermagem campus Londrina do IFPR, bem como as demais instituições de ensino que se interessarem. Até o momento foi possível concluir a primeira etapa desta pesquisa, sendo ela: Descrição teórica da definição, indicação, planejamento e descrição das técnicas do componente curricular de Fundamentos de Enfermagem II, no entanto o diferencial da construção deste material didático é fazê-lo de forma ilustrativa, utilizando-se de balões explicativos que possam subsidiar as indagações que possam surgir durante a execução da técnica, sendo assim, a segunda fase, esta sendo iniciada no segundo semestre do ano corrente. As outras etapas serão desenvolvidas conforme cronograma. Os alunos envolvidos neste estudo obtiveram um crescimento continuo, pois a necessidade de buscar conhecimentos científicos, fazer questionamentos e reflexões diárias contribuíram para que tivessem uma postura de autonomia na busca do conhecimento, conduta esta de extrema relevância quando se fala em processo ensino aprendizagem. Espera-se que este material que está sendo construído, possa servir para auxiliar todos aqueles que diariamente cuidam de pessoas e sabem que estão cuidando do seu bem mais precioso a vida.
Palavras-chave: Enfermagem
Ensino
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3082
Data do documento: 4-Out-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosana_claudia_de_assuncao_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)287.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.