EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3078
Tipo: Artigo
Título: CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: ASSOCIAÇÃO ENTRE NÍVEL DE ESCOLARIDADE E EVOLUÇÃO DA DOENÇA
Autor(es): DANTAS, Isabella de Souza
OLIVEIRA, Ariely Pires de
BILOTTI, Carolina Correia
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: No Brasil o câncer do colo do útero é considerado um agravo de saúde pública devido as altas taxas de incidência apresentadas nos últimos anos. Sendo contraditório, no entanto, uma vez que existem métodos de rastreio gratuitos e fatores de risco bem definidos. O método de rastreio mais utilizado em nosso país ainda é o oportunístico, no qual as mulheres aderem espontaneamente ao programa de prevenção, neste caso, a mobilização é um fator preponderante para a adesão onde o grau de conhecimento da mulher sobre a importância das ações preventivas tem grande relevância. Como o nível de escolaridade pode interferir no nível de entendimento das mulheres sobre a relevância da adesão à campanha de prevenção, pretendemos no presente estudo avaliar se existe uma relação entre nível de escolaridade e incidência de lesões precursoras da neoplasia de colo uterino. Avaliaremos também se o número de preventivos realizados e a idade em que eles são executados estão também relacionados com o nível de escolaridade. Serão analisados dados no DATASUS, de mulheres que foram diagnosticadas com lesões precursoras do câncer do colo uterino e de exames preventivos realizados no período de 2006 até 2014 no estado do Paraná. Todos os dados coletados serão analisados por meio de estatística descritiva das variáveis, tratados pelo programa TabWin, versão 3.6, desenvolvidos por meio de planilhas do Excel e discutidos com literaturas atuais e relevantes. Para a correlação e tabulação dos achados de grau de escolaridade com os indicadores de rastreio, será utilizado o método de regressão logística. Acreditamos que os resultados a serem encontrados possam apontar a importância da educação na mobilização das mulheres na adesão às campanhas de prevenção do câncer de útero e direcionar estudos futuros sobre novos mecanismos de mobilização para a adesão das mulheres ao programa de prevenção do câncer de colo de útero.
Palavras-chave: DATASUS
Grau de instrução
Mulheres
Neoplasia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3078
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabella_de_Souza_Dantas.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)274.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.