EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3075
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE EDUCATIVA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: ATENÇÃO A SAÚDE DO IDOSO
Autor(es): NOGUEIRA, Iara Sescon
GOMES, Ana Caroline Oliveira
MORETTI, Amanda Zaupa Pino
DIAS, Geisieli Maria Sgrignoli
GERHARDT, Paula Cristina
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Abstract: O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência de uma atividade educativa em saúde do idoso realizada junto aos agentes comunitários de saúde. Trata-se de um relato descritivo de uma atividade de educação em saúde desenvolvida por meio do projeto intitulado “Assistência domiciliar de Enfermagem às famílias de idosos dependentes de cuidado - ADEFI”, vinculado ao Programa Centro de Referência do Envelhecimento (PROCERE) da Universidade aberta á Terceira Idade, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada no município de Maringá-PR. A atividade teve carga horária de seis horas, distribuídas em dois encontros, e foi realizada no mês de Agosto de 2015. Este relato se refere ao primeiro dia da oficina. Utilizou-se a metodologia problematizadora, tendo como referencial teórico Paulo Freire a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.A atividade foi conduzida a partir de um circuito de perguntas, no qual os participantes foram divididos em dois grupos, cada qual com uma questão: 1) O que é ser idoso pra vocês? 2) O que é saúde na terceira Idade? 3) Qual seria sua função no que diz respeito a orientação aos idosos e seus cuidadores? 4) Quais as queixas /demandas dos idosos durante as visitas domiciliares? Após discussão de cada questão nos grupos, as respostas foram escritas em uma cartolina e compartilhadas sucessivamente de um grupo para o outro. Após a realização dessa dinâmica, houve um segundo momento da nossa atividade, em que foi realizada a leitura em voz alta de um material didático, seguido de discussão em plenária. A utilização de uma metodologia ativa e participativa, por meio da problematização, durante a oficina, possibilitou o compartilhamento de saberes, experiências e práticas entre os participantes, fomentando a construção de novos conhecimentos e olhares a saúde do idoso.
Palavras-chave: Saúde do idoso
Enfermagem
Educação em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3075
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iara_Sescon_Nogueira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)305.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.