EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3073
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE EXAMES COLPOCITOPATOLÓGICOS DE IDOSAS RESIDENTES EM ÁREA DESCOBERTA PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(es): NOGUEIRA, Iara Sescon
DERTHUN, Flávia Maria
LABEGALINI, Célia Maria Gomes
GERHARDT, Paula Cristina
MALDONADO, Rayane Nascimbeni
BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi
Abstract: O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados dos exames colpocitopatológicos realizados em mulheres idosas residentes em uma área descoberta pela Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Maringá-PR, e vinculadas ao projeto de extensão “Assistência domiciliar de enfermagem as famílias de idosos dependentes de cuidado”. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, desenvolvido com 26 idosas. Os exames foram agendados e colhidos na Unidade Básica de Saúde pela enfermeira do projeto, durante os meses de Julho de 2014 a Agosto de 2015 e seus resultados foram buscados por meio do prontuário eletrônico. Os dados foram tabulados e em seguida processados utilizando estatística simples. Neste período realizaram-se 26 coletas, dentre as quais foram identificadas alterações inflamatórias, atróficas e de colonização. Notou-se que alguns problemas ginecológicos aqui citados coadunaram com outros estudos, fortificando a importância do cuidado ginecológico direcionado a mulher idosa.
Palavras-chave: Saúde da mulher
Idoso
Enfermagem
Exame colpocitológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3073
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iara_Sescon_Nogueira_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)212.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.