EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3071
Tipo: Artigo
Título: USO DA PLANTA PERESKIA ACULEATA NO DESENVOLVIMENTO DE BARRA DE CEREAIS
Autor(es): ROCHA, Raphaela Yasmim Volpato da Rocha
ORLANDELLI, Francieli Tonzar
PROVIDELO, Claudenice Francisca
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: As barras de cereais podem ser consideradas alimentos funcionais, desde que possua na sua composição concentrações adequadas de substâncias classificadas como nutrientes capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana. Uma planta que tem se mostrado promissora no campo fitoterapêutico é a Pereskia aculeata, a qual é conhecida como “ora-pro-nobis”, sendo rica em proteínas, minerais e vitaminas. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver barra de cereais contendo a planta Pereskia aculeata, além da avaliação da qualidade do produto elaborado. As folhas da planta P. aculeata foram secas e trituradas, e em seguida, o pó da planta foi utilizado na preparação de barra de cereais, juntamente com farelo de aveia, flocos de arroz, xarope de sacarose e mel. No controle de qualidade da barra de cereais foram realizados os testes de umidade, pH, acidez, teor de proteínas e microbiológico. Além disso, foi realizado um estudo de estabilidade sob diferentes temperaturas durante 45 dias. No teste de umidade, pH, acidez e microbiológico, os resultados estiveram dentro dos limites estabelecidos. No teste de teor de proteínas o valor obtido foi de 13,34%, o qual foi satisfatório. A barra de cereais contendo a planta P. aculeata apresentou boa estabilidade em temperatura ambiente. Desta forma, a barra de cereais desenvolvida apresentou qualidade adequada, principalmente quanto ao elevado teor proteico, podendo ser benéfica à saúde, sendo uma opção de alimento funcional.
Palavras-chave: Alimentos funcionais
Planta
Teor proteico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3071
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raphaela_yasmim_volpato_da_rocha_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)278.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.