EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3070
Tipo: Artigo
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS EM RELAÇÃO AO CUIDADO DE ENFERMAGEM DE PORTADORES DE PÊNFIGO VULGAR
Autor(es): ZOTTO, Gracieli Alves Pinheiro
MELO, Celia Cavalis de
PIMENTEL, Rafael Rodrigo da Silva
MINCOFF, Raquel Cristina Luis
Abstract: O pênfigo vulgar é uma doença crônica de natureza autoimune que acomete a pele. Caracteriza-se pelo surgimento de lesões intraepidérmicas bolhosas que tem uma evolução limitada, é um prognóstico grave. Este trabalho tem como objetivo compreender a vivência dos acadêmicos de enfermagem em relação ao cuidado de um portador de pênfigo vulgar. Trata-se de estudo descritivo, documental do tipo relato de experiência. Os dados foram coletados em um hospital público do noroeste do Paraná. Participou do estudo uma cliente com o diagnóstico, e a entrevista foi realizada por acadêmicos de enfermagem durante o estágio curricular, no setor de clínica médica durante o período de julho a agosto de 2013. A oportunidade de acompanhar um portador com doença rara viabilizou entender os fatores biopsicossociais do doente. A forma agressiva da doença modifica a imagem corporal, o que em vários casos dificulta o cuidado devido o despreparo dos profissionais de saúde que desconhecem a doença, assim como, da comunidade. Conclui-se que esse relato de experiência possa contribuir e ampliar as discussões e reflexões sobre a importância do cuidado assistencial adequado pelo profissional de saúde. Desta forma, proporcionar esclarecimento ao portador, familiares e comunidade.
Palavras-chave: Doença autoimune
Enfermagem
Epidermolise bolhosa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3070
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gracieli_Alves_Pinheiro_Zotto.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)280.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.