EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3067
Tipo: Artigo
Título: VIVÊNCIAS DE IDOSOS KAINGANG NO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: CONTRASTES CULTURAIS
Autor(es): BORGHI, Ana Carla
DERHUN, Flávia Maria
SCOLARI, Giovana Ap. de S.
RISSARDO, Leidyani Karina
CARREIRA, Lígia
Abstract: Objetivo: Descrever como idosos Kaingang e seus cuidadores principais experienciam o acesso aos serviços públicos de saúde. Método: Estudo qualitativo, norteado pela etnografia, realizado com 28 idosos e 19 cuidadores. Os dados fo ram coletados entre novembro de 2010 e fevereiro de 2013 por intermédio de entrevistas e observação participante, analisados por meio da etnografia. Resultados: Revelaram as facilidades e as dificuldades no acesso do idoso aos serviços de saúde. Facilidade para obter recursos de saúde como consultas, medicamentos e procedimentos rotineiros. Dificuldades como falhas nos serviços para a assistência diferenciada e lentidão no processo de encaminhamento entre os serviços de referência. Conclusão: Reforça-se a importância de conhecer e compreender as especificidades culturais do grupo, a fim de oferecer maiores oportunidades de acesso do idoso ao serviço de saúde.
Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde
Saúde de populações indígenas
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3067
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovana_Ap_de_S_Scolari_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)209.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.