EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3066
Tipo: Artigo
Título: IDOSOS COM CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE QUE BUSCAM ATENDIMENTO EM UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA: PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES.
Autor(es): SCOLARI, Giovana Ap. de S.
RISSARDO, Leidyani Karina
DERHUN, Flávia Maria
BORGHI, Ana Carla
CARREIRA, Lígia
Abstract: O presente estudo tem como objetivo a nalisar os motivos que levam idosos em condições sensíveis à atenção primária à saúde a buscarem o serviço de uma unidade de pronto atendimento, na percepção de seus familiares.Tratar-se-á de um estudo descritivo de abordagem quantitativa que será realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24hs Zona Norte, localizada no Município de Maringá, Paraná, Brasil. Farão parte do estudo os familiares de idosos que buscarem atendimento na UPA 24hs Zona Norte, todos incluídos após constatação de que o idoso não possui critério de urgência, elencado a partir da classificação de risco de Manchester da cor verde e azul, sendo submetidos ao at endimento via pronto atendimento, não necessitando de internação ou em cuidados de emergência. Os familiares dos idosos classificados como amarelo e vermelho serão excluídos do estudo, pois subtende que estes pacientes possuem queixas passíveis de urgência e emergência. A coleta de dados se dará no período do mês de Maio a Agosto de 2015, por meio da aplicação de três instrumentos semiestruturados. Os dados serão organizados em planilha do Microsoft Excel 2007® e analisados no programa Statistical Package for Social Sciences SPSS® para Windows® VERSÃO 18.0. A análise será descritiva, com cruzamento das variáveis do estudo. Este estudo é parte integrante do projeto de extensão intitulado “Ocorrências em Unidade de Pronto Atendimento como forma de subsidiar o monitoramento da atenção primária a saúde” e seu desenvolvimento ocorrerá em conformidade com o preconizado pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto maior foi aprovado pelo Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitário de Maringá (Parecer n.º 137/2014). A partir deste estudo, espera-se identificar algumas características do atendimento neste serviço de complexidade intermediária, bem como, contribuir para que as redes de atenção, especialmente a Atenção Primária à Saúde estabeleça ações estratégicas, que visem atender a demanda para que proporcionem atendimento integral à população idosa e seus familiares em todos serviços que compõem a rede.
Palavras-chave: Assistência a idosos
Atenção secundária à saúde
Serviços de saúde para idosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3066
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Giovana_Ap_de_S_Scolari.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)208.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.