EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3058
Tipo: Artigo
Título: O INTERESSE DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM PELA ÁREA DE EMERGÊNCIA
Autor(es): SILVA, Andressa Araújo
MONTEZELI, uliana Helena
MACHADO, Fernanda Pâmela
GASTALDI, Andréia Bendine
MARTINS, Eleine Aparecida Penha
ROCHA, Aline Franco da
Abstract: A escolha por atuar em determinada especialidade ao longo da vida profissional demanda reflexões e conhecimento acerca da mesma, muitas vezes vislumbrado ainda durante a graduação. Deste modo, ainda que a formação do enfermeiro apregoada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais seja alinhada a um perfil generalista, indubitavelmente, em algum momento da trajetória acadêmica o aluno encontrará afinidade com alguma especialidade da profissão. Ao escolher a linha de atuação em emergência, é importante que o futuro enfermeiro possua clareza dos motivos que o levaram a esta preferência, bem como do perfil exigido do profissional pelas bases legais da profissão e pelas políticas públicas de saúde. Assim, o presente estudo teve por objetivo: Identificar o que motiva acadêmicos de enfermagem a se interessarem pela área de emergência. Pautou-se na pesquisa qualitativa descritiva, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina (UEL) com oito acadêmicos de enfermagem participantes do projeto “Enfermagem nas urgências e emergências clínicas e cirúrgicas”, que integra ensino, pesquisa e extensão sobre a temática emergencial. Utilizou-se entrevista semi estruturada norteada pelo seguinte questionamento: quais os motivos que o levaram a se interessar pela área de urgência/emergência e, assim, ingressar neste projeto? As falas foram transcritas e tratadas com Análise de Conteúdo de Bardin. Houve a emersão das seguintes categorias: 1)Elementos da urgência/emergência que despertaram o interesse dos acadêmicos:os participantes salientaram o ambiente com acontecimentos inesperados, a necessidade da busca de conhecimento a partir de uma experiência com familiares em situação de emergência e o fato de que é uma área em q ue é preciso muito conhecimento para tomada de decisão; 2) Competências requeridas do enfermeiro emergencista na ótica dos acadêmicos:elencaram o conhecimento científico vasto, o raciocínio clínico ágil, a agilidade e assertividade na tomada de decisão, e a flexibilidade para o trabalho em equipe; 3) O segmento na especialidade de emergência após conclusão da graduação:mencionaram o desejo de se especializar nesta área devido à possibilidade de salvar vidas e de prestar cuidados ao paciente não só na emergência, mas na sua recuperação até a reabilitação (visão da totalidade do indivíduo). Conclui-se que o interesse dos acadêmicos de enfermagem pela área em questão perpassa questões da ambiência emergencial e é permeado pelo sentimento positivo da possibilidade de prestar cuidados ao indivíduo considerando-o na totalidade, ou seja, em todas as suas esferas. Além disso, os sujeitos identificaram competências requeridas do enfermeiro emergencista compatíveis com a literatura correlata.
Palavras-chave: Enfermagem
Enfermagem em emergência
Estudantes de enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3058
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_pamela_machado.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)212.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.